T2 – versão final

 

Trabalhos  T2 – Versão final

Título 

 

Autores

 

AÇÕES DE UM EXPERT NA SISTEMATIZAÇÃO DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR: do currículo à sala de aula  André Francisco de Almeida 
Os Saberes a ensinar Geometria do Projeto HAPRONT  Fabiane Aparecida de Almeida Bezerra

Henrique Palauro Capoleta

Reginaldo Rodrigues da Costa

Os Saberes profissionais para ensinar geometria do professor leigo paranaense Felipe Matheus de Paula Dias

Marilene Cardoso Zelak

Milena Mendes Moraes

Reginaldo Rodrigues da Costa

ARITMÉTICA NA REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE PERNAMBUCO (1929): expertise de José Ribeiro Escobar  Jefferson dos Santos Ferreira 
EM BUSCA DE EXPERTS: atuação da equipe do CPOE na gestão da Matemática no RS  Maria Cecilia Bueno Fischer

Diogo Franco Rios

ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR: uma geometria para ensinar do Manual Prático de Pedagogia de Augusto Coelho Francisca Janice dos Santos Fortaleza

Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha

SABERES PROFISSIONAIS NO CADERNO VII DA PROFESSORA ANNA FRANCHI (SÃO PAULO, 1971)  Relicler Pardim Gouveia 
UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um olhar para os formadores Marcos Denilson Guimarães 
UM PERFIL EXPERT DO EDUCADOR FRANCISCO FERREIRA VILHENA ALVES Marcos Fabrício Ferreira Pereira

Iran Abreu Mendes

ENSINAR A ENSINAR: a matemática profissional da Escola de Professores do Instituto de Educação do Distrito Federal (1932 – 1937) Nara Vilma Lima Pinheiro 
A REORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA MATO-GROSSENSE: a expertise profissional do normalista Leowigildo Martins de Mello Késia Caroline Ramires Neves

Edilene Simões da Costa Santos

Leandro de Oliveira

O MÉTODO ALGÉBRICO COMO PROPOSTA NO ENSINO DA ARITMÉTICA: processos de sistematizações na formação do professor que ensina matemática na década de 1910  Ivone Lemos da Rocha 
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE EXPERTISE: o caso de Alda Lodi  Ana Cristina Santos Matos Rocha 
MARCAS DA MATEMÁTICA MODERNA EM GUIA CURRICULAR DO RIO GRANDE DO SUL DE 1972  Nícolas Giovani da Rosa

Elisabete Zardo Búrigo

 CONTRIBUIÇÃO DE JOAQUIM JOSÉ DE ARAÚJO PARA A ESCOLA NORMAL ALAGOANA DE 1886: uma possível sistematização do saber matemático na formação de professores Edlene Cavalcanti Santos

Elizabete Pereira Fernandes

Edilene Conceição de Melo Marques

A MATEMÁTICA APRESENTADA NOS PLANEJAMENTOS DA ESCOLA INTEGRADA DE OITO ANOS, IMEP  (1968-1971) Thayane Andressa Santos

Rosilda dos Santos Morais

Alfredina de Paiva e Souza: orientações para o ensino de geometria nas escolas primárias fluminenses (1937, 1943)  Joana Kelly Souza dos Santos 
VICTOR MERCANTE E OS SABERES PARA ENSINAR PROBLEMAS DE ARITMÉTICA: uma análise da obra “Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño”  Andréia Fernandes de Souza 
 A REVISTA “A ESCOLA PRIMARIA” E AS DISCUSSÕES ACERCA DO ENSINO DE ÁLGEBRA: as contribuições de Francisco Cabrita  Jeremias Stein Rodriguês

David Antonio da Costa

Malba Tahan nas Teses e Dissertações em História da Educação Matemáticauma releitura das pesquisas a luz dos conceitos de Expert e Expertise  Ana Paula Nascimento Pegado Couto

Iran Abreu Mendes

A MATEMÁTICA MODERNA PRESENTE EM UM PLANO DE ENSINO DO PRIMÁRIO DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA – MG  Isabela Magalhães Kirchmair 
A PROFESSORA LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ: uma professora moderna   Francisco de Oliveira Filho 
JOAQUIM DE OLIVEIRA SANTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA DIVULGAÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS NO MARANHÃO (1908-1923)  Maria do Carmo Alves da Cruz

Neuza Bertoni Pinto

EXPERT DO ENSINO INDUSTRIAL: o caso de Roberto Mange  Oscar Silva Neto

David Antonio da Costa

OSVALDO PILOTTO DAS ARÁBIAS: a Geometria para ensinar na Escola Normal de Curitiba (década de 1920)  Alexsandra Camara 
 Maria Montessori e a sua circulação: o que dizem as fontes italianas?   Alan Marcos Silva de Rezende