Trabalhos T2 – Versão final
|
Título
|
Autores
|
AÇÕES DE UM EXPERT NA SISTEMATIZAÇÃO DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR: do currículo à sala de aula |
André Francisco de Almeida |
Os Saberes a ensinar Geometria do Projeto HAPRONT |
Fabiane Aparecida de Almeida Bezerra
Henrique Palauro Capoleta
Reginaldo Rodrigues da Costa |
Os Saberes profissionais para ensinar geometria do professor leigo paranaense |
Felipe Matheus de Paula Dias
Marilene Cardoso Zelak
Milena Mendes Moraes
Reginaldo Rodrigues da Costa |
ARITMÉTICA NA REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE PERNAMBUCO (1929): expertise de José Ribeiro Escobar |
Jefferson dos Santos Ferreira |
EM BUSCA DE EXPERTS: atuação da equipe do CPOE na gestão da Matemática no RS |
Maria Cecilia Bueno Fischer
Diogo Franco Rios |
ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR: uma geometria para ensinar do Manual Prático de Pedagogia de Augusto Coelho |
Francisca Janice dos Santos Fortaleza
Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha |
SABERES PROFISSIONAIS NO CADERNO VII DA PROFESSORA ANNA FRANCHI (SÃO PAULO, 1971) |
Relicler Pardim Gouveia |
UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA NORMAL DO MARANHÃO: um olhar para os formadores |
Marcos Denilson Guimarães |
UM PERFIL EXPERT DO EDUCADOR FRANCISCO FERREIRA VILHENA ALVES |
Marcos Fabrício Ferreira Pereira
Iran Abreu Mendes |
ENSINAR A ENSINAR: a matemática profissional da Escola de Professores do Instituto de Educação do Distrito Federal (1932 – 1937) |
Nara Vilma Lima Pinheiro |
A REORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA MATO-GROSSENSE: a expertise profissional do normalista Leowigildo Martins de Mello |
Késia Caroline Ramires Neves
Edilene Simões da Costa Santos
Leandro de Oliveira |
O MÉTODO ALGÉBRICO COMO PROPOSTA NO ENSINO DA ARITMÉTICA: processos de sistematizações na formação do professor que ensina matemática na década de 1910 |
Ivone Lemos da Rocha |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE EXPERTISE: o caso de Alda Lodi |
Ana Cristina Santos Matos Rocha |
MARCAS DA MATEMÁTICA MODERNA EM GUIA CURRICULAR DO RIO GRANDE DO SUL DE 1972 |
Nícolas Giovani da Rosa
Elisabete Zardo Búrigo |
CONTRIBUIÇÃO DE JOAQUIM JOSÉ DE ARAÚJO PARA A ESCOLA NORMAL ALAGOANA DE 1886: uma possível sistematização do saber matemático na formação de professores |
Edlene Cavalcanti Santos
Elizabete Pereira Fernandes
Edilene Conceição de Melo Marques |
A MATEMÁTICA APRESENTADA NOS PLANEJAMENTOS DA ESCOLA INTEGRADA DE OITO ANOS, IMEP (1968-1971) |
Thayane Andressa Santos
Rosilda dos Santos Morais |
Alfredina de Paiva e Souza: orientações para o ensino de geometria nas escolas primárias fluminenses (1937, 1943) |
Joana Kelly Souza dos Santos |
VICTOR MERCANTE E OS SABERES PARA ENSINAR PROBLEMAS DE ARITMÉTICA: uma análise da obra “Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño” |
Andréia Fernandes de Souza |
A REVISTA “A ESCOLA PRIMARIA” E AS DISCUSSÕES ACERCA DO ENSINO DE ÁLGEBRA: as contribuições de Francisco Cabrita |
Jeremias Stein Rodriguês
David Antonio da Costa |
Malba Tahan nas Teses e Dissertações em História da Educação Matemática: uma releitura das pesquisas a luz dos conceitos de Expert e Expertise |
Ana Paula Nascimento Pegado Couto
Iran Abreu Mendes |
A MATEMÁTICA MODERNA PRESENTE EM UM PLANO DE ENSINO DO PRIMÁRIO DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA – MG |
Isabela Magalhães Kirchmair |
A PROFESSORA LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ: uma professora moderna |
Francisco de Oliveira Filho |
JOAQUIM DE OLIVEIRA SANTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA DIVULGAÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS NO MARANHÃO (1908-1923) |
Maria do Carmo Alves da Cruz
Neuza Bertoni Pinto |
EXPERT DO ENSINO INDUSTRIAL: o caso de Roberto Mange |
Oscar Silva Neto
David Antonio da Costa |
OSVALDO PILOTTO DAS ARÁBIAS: a Geometria para ensinar na Escola Normal de Curitiba (década de 1920) |
Alexsandra Camara |
Maria Montessori e a sua circulação: o que dizem as fontes italianas? |
Alan Marcos Silva de Rezende |