Histórico
O GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática foi criado originariamente em São Paulo, no ano 2000. Como o passar do tempo, com o desenvolvimento de projetos coletivos de pesquisa, o Grupo foi agregando outros pesquisadores, de diferentes estados brasileiros e, hoje, congrega cerca de 22 estados do país. Tendo em vista esse movimento crescente de reunir pesquisadores de diversos locais do Brasil, em abril de 2018, foi criado o GHEMAT Brasil – Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (www.ghemat-brasil.com).
O GHEMAT Brasil tem sede na Rua Euclides da Cunha 377 – Osasco, SP. Trata-se de uma Associação Civil, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos. No que diz respeito às suas atividades fins, o GHEMAT Brasil tem autonomia científica para: estabelecer sua política de pesquisa e estudo, de acordo com as diretrizes estabelecidas por sua Diretoria; oferecer cursos relacionados aos seus objetivos como Grupo associado de pesquisadores; organizar e promover eventos científicos e culturais; conferir certificados e diplomas; criar órgãos de divulgação de seu trabalho.Os pesquisadores participantes do GHEMAT Brasil enquadram-se nas seguintes categorias: pesquisador sênior, pesquisador assistente, pesquisador auxiliar, pesquisador voluntário e pesquisador júnior.
As edições do Seminário Temático
Edição |
Data |
Instituição/Localidade |
1ª |
Maio/2006 |
PUC/SP |
2ª |
Setembro/2006 |
UnL/Portugal |
3ª |
Março/2007 |
PUC/PR |
4ª |
Outubro/2007 |
UnL/Portugal |
5ª |
Março/2008 |
PUC/RS |
6ª |
Dezembro/2008 |
UnL/Portugal |
7ª |
Abril/2009 |
UFSC/SC |
8ª |
Dezembro/2009 |
UnL/Portugal |
9ª |
Julho/2010 |
UFJF/MG |
10ª |
Outubro/2011 |
UnL/Portugal |
11ª |
Abril/2014 |
UFSC/SC |
12ª |
Abril/2015 |
PUC/PR |
13ª |
Maio-Junho/2015 |
UNILIM-Limoges/França |
14ª |
Março/2016 |
UFRN/RN |
15ª |
Abril-Maio/17 |
UFPEL/Pelotas/RS |
16ª |
Abril/2018 |
UFRR/Boa Vista/RR |
17ª |
Abril-Maio/2019 |
UFS/Aracaju/SE |
Desde 2013, tematiza os saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares e na formação de professores para esse nível de ensino, o que tem alimentado continuamente, o Repositório de Conteúdo Digital (RCD) , num esforço coletivo no armazenamento de documentação advinda de diferentes partes do país, além de aglutinar parte da produção científica do próprio grupo.